terça-feira, 6 de maio de 2014

Somos todos autistas, a gradação está nos rótulos
Quando me recuso a ter um autista em minha classe, em minha escola, alegando não estar preparado para isso, estou sendo resistente à mudança de rotina
Quando digo a meu aluno que responda a minha pergunta como quero e no tempo que determino, estou sendo agressivo
Quando espero que outra pessoa de minha equipe de trabalho faça uma tarefa que pode ser feita por mim,estou a usando como ferramenta
Quando, numa conversa, me desligo, "viajo", estou olhando em foco desviante, estou tendo audição seletiva
Quando preciso desenvolver qualquer atividade da qual não sei exatamente o que esperam ou como fazer,posso me mostrar inquieto, ansioso e até hiperativo
Quando fico sacudindo meu pé, enrolando meu cabelo com o dedo, mordendo a caneta ou coisa parecida,estou tendo movimentos estereotipados
Quando me recuso a participar de eventos, a dividir minhas experiências, a compartilhar conhecimentos,estou tendo atitudes isoladas e distantes
Quando nos momentos de raiva e frustração, soco o travesseiro, jogo objetos na parede ou quebro meus bibelôs, estou sendo agressivo e destrutivo
Quando atravesso a rua fora da faixa de pedestres, me excedo em comidas e bebidas, corro atrás de ladrões,estou demonstrando não ter medo de perigos reais
Quando evito abraçar conhecidos, apertar a mão de desconhecidos, acariciar pessoas queridas, estou tendo comportamento indiferente
Quando dirijo com os vidros fechados e canto alto, exibo meus tiques nervosos, rio ao ver alguém cair, estou tendo risos e movimentos não apropriados.
Somos todos autistas. Uns mais, outros menos. O que difere é que em uns (os não rotulados), sobram malícia, jogo de cintura, hipocrisias e em outros (os rotulados) sobram autenticidade, ingenuidade e vontade de permanecer assim. 
Scheilla Abbud Vieira - Grupo Educação e Autismo
Os trechos em negritos são alguns dos principais sintomas da Síndrome do Autismo. Fonte 

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